17 de março de 2006

Por essa ele não esperava

O professor de literatura, apelidado pela turma de “Pimpão” dava sua chatíssima aula, como de costume. Lá pelas tantas, dirige-se a um dos alunos presentes e manda uma pergunta sobre um trecho de um dos livros de Jorge Amado, que estava sendo debatido:
- O que Jorge Amado quis dizer com esse trecho? – pergunta o sem-noção, como se alguém no mundo além do próprio Jorge pudesse responder a tão estúpido questionamento.
O aluno, prontamente, deu a resposta que o professor pedia. O professor desdenhou:
- Vê-se logo que você nunca leu Jorge Amado, meu filho... não entende muito – e passou a explicar o que considerava ser o pensamento de Jorge Amado ao escrever tal trecho.
E, suprema ironia, ouve como resposta:
- Acho que é você que não conhece, professor. Ele é meu avô e já conversou comigo sobre este trecho especificamente. Disse o que eu acabei de lhe dizer e, inclusive, comentou que fica puto com essa interpretação que você acabou de fazer.
Depois de uns dois ou três minutos em que não conseguia terminar nem uma palavra sem gaguejar, o professor liberou a turma mais cedo. E, na aula seguinte, foi substituído por outro. Provavelmente, lembrou-se que não se pode ser professor sem o respeito da turma. E esse, ele mandou para o espaço com aquela pergunta.

Quem é doido de querer adivinhar o que os outros pensam?

Nenhum comentário: