5 de setembro de 2006

Tá podendo, hein?


Talvez vocês, meus 13 leitores, nunca tenham ouvido falar em Mswati III. Eu também nunca tinha ouvido falar nele, mas confesso que estou com uma inveja danada desse cara. Aos que não têm a geografia africana entre suas especialidades, o nome não deve chamar a atenção a não ser pela sopa de letrinhas que é. Mas este cara, Mswati III, é o rei da Suazilândia, pequeno país no sul da África encravado entre a África do Sul e Moçambique (na foto, Sua Majestade Mswati III aparece em trajes cerimoniais, mas ternos, gravatas e fardas também fazem parte de seu guarda-roupa). Não apenas isso, mas é o último monarca absolutista do mundo. Ou seja: para seus 1,1 milhão de súditos, é ele quem manda e ponto final. Já começou a ficar com inveja? Pois espere, tem mais: Mswati III é casado. Até aí, nada para invejar, mas aí vem a parte boa (para ele, claro): casado com 13 mulheres. E, como é tradição no país, está prestes a escolher mais uma esposa, a 14ª. Mas como isso não é uma tarefa das mais fáceis, ele precisa de ajuda. E que ajuda! Cerca de 30 mil mulheres (sim, é isso mesmo que você ouviu, 30 mil mulheres!!!) “consideradas donzelas” (não me perguntem qual é a diferença entre uma “considerada donzela” e uma “donzela” de fato, não sou da Suazilândia) participarão da cerimônia conhecida como “Dança dos Juncos” na esperança de seduzir o rei e ser escolhida por ele como uma de suas esposas. Pela primeira vez, participarão da cerimônia também 43 adolescentes brancas, que antes não podiam participar. E a cerimônia também é surreal: por se tratar de uma celebração à rainha-mãe Indovukaci, as candidatas primeiro dedicam-se a cortar juncos e cana-de-açúcar para provar sua habilidade no trabalho. Depois, oferecem sua colheita daquele período à Indovukaci em pessoa, tentando fazer uma média com a futura sogra. Finalmente, durante os dois últimos dias as candidatas dançam tentando seduzir o rei.
Que pode escolher uma, duas, três ou quantas esposas quiser (ele é a lei, vale lembrar), inclusive declarar a falta de candidatas atraentes e não casar com nenhuma. E hoje, segunda-feira, rola o baile de honra, na esplanada do palácio real.

Então, recapitulemos: rei, absolutista, morador de um palácio, casado com 13 e podendo escolher mais quantas quiser sendo que 30 mil candidatas dançam para tentar chamar sua atenção. Tá podendo, hein, Majestade? E ainda dizem que Deus é justo...

Quem é doido de não morrer de inveja do Mswati III?

Nenhum comentário: