31 de julho de 2006

Um minuto de silêncio


Este blog hoje está sem palavras.
Quem quiser entender porque, pode dar uma olhada nas imagens da cidade de Qana, onde 37 crianças morreram, vítimas de bombardeios pelas forças de Israel. Aviso que são imagens fortes e chocantes. A foto que ilustra este post é só (espero) para fazer pensar.

Até quando?

Violência justifica violência? Um ataque justifica um ataque? Um tiro de canhão justifica um foguete lançado em área residencial? Um civil morto justifica um civil morto? Uma criança cuja vida é interrompida de forma trágica justifica que outras crianças passem pelo mesmo?

Até quando?

Sei não, mas de parte a parte há gente que já sofreu muito, que já procurou muito saber porque seu povo era alvo de tantas provações e privações. Pelo visto, todo essa experiência com o sofrimento só serviu para ensinar como fazer os outros sofrerem mais, não para fazer ninguém parar de sofrer. Ou seja, acabaram aprendendo a lição, sim, mas do ponto de vista do carrasco, não da vítima.

Até quando?

“Olho por olho e todos acabarão cegos”
Mahatma
Gandhi

Quem é doido de entender a loucura humana?

Um comentário:

Lulu Lima disse...

A dor é justamente essa: ver que o homem é seu próprio carrasco, sua maior ameaça, seu mal. É o caminho que alguns tem escolhido, infelizmente, nessa cegueira de alma. Que não haja silêncio dos bons, como diz Luther King, e que haja amor, ao menos, para amparar os inocentes. Valeu muito esse post. Cada um faz sua parte. Inclusive desse jeito.